ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA JURÍDICA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING

A liberdade criativa, essencial para a existência da propaganda, das surpreendentes promoções e dos revolucionários eventos, parece não ter limites.

E quando nós referimos à liberdade criativa ou ao processo de criação, a subjetividade proporciona um campo quase ilimitado para se trabalhar e a imaginação, um combustível propulsor para esses profissionais. 

E para se ter boas ideias é preciso ter liberdade. Sem ela, o genuíno não surgiria e o surpreendente não existiria.
 
Mas quando falamos em direito, leis, regras, inevitavelmente tratamos de normas para controle, impostas coercivamente... ou seja, tratamos de limites! E os limites parecem restringir a criatividade na propaganda e no marketing. 

Entretanto, é essencial compreender que o direito na propaganda e no marketing não é limitador, muito menos um perímetro, mas sim, um subsídio no alcance da elaboração da mensagem mais adequada, persuasiva e eficaz. 

Conhecer as leis e/ou ter parceiros que as conheçam, que possam auxiliar o profissional no resultado final da sua criação, é ter consciência do objetivo maior da publicidade, que é persuadir o consumidor para que a compra seja consumada e o “adquirir”, seja satisfatório, sem ser enganoso, sem ser abusivo. 

No processo de criação da publicidade deve ser agregado o olhar ético, deve-se pensar no consumidor vulnerável e também naqueles que nem fazem parte do nosso público alvo, mas que possam ser atingidos pela mensagem. É necessário pensar nos concorrentes e sobre como eles irão reagir à comunicação pretendida.  

Na publicidade deve haver responsabilidade na sua criação. E é justamente para isso que a visão do profissional do escritório especializado é agregadora, participativa e parceira para garantir que esse objetivo seja alcançado, mas evitando possíveis problemas.

É preciso despertar no profissional as noções desse direito. Para isso que nosso escritório, com know how em publicidade, está pronto para lhe servir. 

A visão do sócio fundador Ricardo Moreira, advogado e publicitário pela ESPM, é intrínseca em nosso trabalho.
 
Estamos aqui para despertar em nossos clientes essa consciência e auxiliá-lo na formatação final de sua criação para que seus objetivos sejam alcançados, respeitando os consumidores, os concorrentes e todas as pessoas do processo de criação, como os direitos autorais, de imagem, concorrenciais, entre outros.

Estamos lhe esperando. Contem e entrem em contato conosco.


A VEZ DAS PROMOÇÕES

Há um tempo atrás, o publicitário fazia uma divisão denominada below the line e above the line (abaixo da linha e acima da linha). Uma linha imaginária separando a publicidade e propaganda, que fazia uso das mídias, dos eventos e das promoções. 

Durante muitos anos poucas opções de mídias existiam e dominavam o “comunicar” por meio de conglomerados de tvs, rádios, revistas e jornais.  O segmento de promoções e eventos parecia ser o primo pobre do milionário mercado de publicidade e propaganda. 

Com o desenvolvimento da internet e da tecnologia, possibilitando às pessoas a terem acesso ao conteúdo personalizado no local e hora escolhidos, as tradicionais mídias perderam a concentração de audiência e hoje buscam se reinventar num mundo dinâmico, renovado por comportamentos diferentes e hábitos que parecem ser revigoradas instantaneamente. Se é difícil acompanhar as mudanças de hábitos comportamentais de consumo e de avanços tecnológicos, imagine então fidelizar o consumidor. Não sabemos o destino certo dos tradicionais canais de comunicação, mas não tenho dúvidas de que é necessária uma adaptação urgente. 

O envolvimento com a marca precisou ser reinventado. Impactar não era mais um objetivo, mas uma obrigação e a interação com os consumidores de forma positiva, surpreendente e inesquecível, tornaram-se os desafios da vez. 

Há muito não se fala mais em below the line ou above the line, porque o mercado de promoção e eventos cresceu e tornou-se robusto.  O live marketing e o marketing digital passaram a proporcionar experiências e interações com as marcas de forma nunca antes implementadas pelas tradicionais mídias por meio apenas da publicidade e propaganda. 

E eu arriscaria dizer que por quase duas décadas já tem sido assim, com o live marketing ganhando espaço e representatividade e, nos últimos anos, o marketing digital, com o seu dinamismo inerente. E eles continuarão crescendo. 

Em tempos de pandemia, com a proibição das aglomerações e com a suspensão ou cancelamento dos eventos, o live marketing presencial inevitavelmente sofreu uma interrupção inimaginável: ele já está se reinventando com as Lives (transmissões ao vivo via redes sociais) que temos vistos acontecer. Este movimento se iniciou por artistas do mercado musical, entre outros palestrantes, entretanto sem a presença do público, sem a emoção da presença. Definitivamente, não é a mesma experiência! 
 
Diante desse novo cenário mundial, eu acredito que a promoção comercial com distribuição de prêmios – sorteios, concursos e vale brinde -, é a ferramenta da vez! 

Mesmo com a suspensão das extrações da Loteria Federal pela Caixa até meados de junho de 2020, as modalidades promocionais continuam funcionando e são, atualmente, excelentes ferramentas de interação e comunicação com seu público alvo. 

A Extração da Loteria Federal foi substituída, nesse momento, pela Extração da Lotomania. Os sorteios continuam acontecendo, se for essa vontade da empresa, precisando apenas requerer o aditamento para alteração do sorteio referencial perante à SECAP. As demais modalidades promocionais continuam funcionando normalmente, sem nenhuma alteração ou substituição. Promoções são facilmente implementadas respeitando as determinações de segurança estabelecidas para esse momento que todos estamos passando. Uma promoção cativante, com uma mecânica de funcionamento descomplicada e digital, oferece ao cliente uma vantagem real. 

As promoções têm como principal objetivo alavancar as vendas. Mas também são ótimas para proporcionar uma experiência positiva entre o consumidor e produto; aumentar a base de clientes e desencalhar estoques. Os resultados são mensuráveis. Você sabe quando investiu e qual retorno teve.

Então vamos fazer promoções cativantes, eficientes e rentáveis, por meio de interações digitais com os consumidores, direcionado toda essa criatividade do live marketing e o dinamismo do marketing digital.

Nosso escritório está totalmente voltado ao atendimento virtual e nosso serviço de assessoria em promoções comerciais é 100% digital, assim como todo o processo de autorização da SECAP, pelo Ministério da Economia. O processo em média é autorizado em oito dias úteis e tudo pode ser feito sem nenhum contato humano, com total segurança tanto na autorização, quanto nas táticas de implementação de responsabilidade da agência de promoção. 

Conte conosco. 

Ricardo Moreira